17 Novembro 2020      09:09

Está aqui

Centro Escolar de Ourique reabre após testes negativos à covid-19

O Centro Escolar de Ourique, após ter encerrado na sequência da deteção da infeção numa funcionária, já reabriu as suas portas depois de todos os testes ao vírus da covid-19 feitos à comunidade escolar terem dado resultado negativo.

Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara de Ourique, afirmou à agência Lusa que “todos os testes feitos a alunos, professores e funcionários deram negativo” e o centro escolar, que tinha fechado há uma semana, já reabriu, mas “com condicionantes, devido ao número significativo de funcionários e professores que estão a cumprir quarentena”.

Segundo o autarca, o centro escolar vai funcionar apenas entre as 09:00 e as 15:00 e sem atividades de enriquecimento curricular até ao regresso dos funcionários e professores que estão em quarentena, acrescentando que uma das turmas do 1.º ciclo do ensino básico está igualmente a cumprir quarentena.

Marcelo Guerreiro explicou que os dois casos de infeção foram detetados “na sequência de um episódio hospitalar” ocorrido na noite de dia 7 deste mês. “A funcionária levou o filho ao hospital de Beja e, por isso, foram os dois testados na unidade”, tendo sido divulgado no dia 8 deste mês que “tiveram resultado positivo” para a covid-19.

Recorde-se que, na ausência de resposta por parte da autoridade de saúde pública para a realização de testes de despiste à covid-19 àquela comunidade escolar, o próprio município decidiu contratar o Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve para a realização dos mesmos. Segundo o autarca, alguns dos testes acabaram por ser contratados pelo município e feitos pelo ABC, enquanto outros foram realizados pela autoridade de saúde pública.

 

Fotografia por rtp.pt