20 Setembro 2016      12:30

Está aqui

CENTRAL NUCLEAR DE ALMARAZ COM IRREGULARIDADES

A polémica em torno das condições de segurança da Central Nuclear de Almaraz está para durar agora que se conhece a admissão de algumas irregularidades no controlo de qualidade de peças usadas nos seus geradores e que motivaram reacções duras por partes de movimentos ecologistas e por partidos políticos portugueses como o Bloco de Esquerda, que lembrou recentemente que a Assembleia da República já aprovou por unanimidade uma moção a exigir o encerramento desta central nuclear a operar a menos de 100 quilómetros da fronteira portuguesa.

Recorde-se que as falhas nas bombas de água da Central Nuclear obrigaram neste ano à intervenção do Conselho de Segurança Nuclear de Espanha (CSN) e que, apesar das garantias dadas a Portugal, de que a Central Nuclear se encontra em condições de segurança, esta usa nos seus geradores peçam que apresentam irregularidades no controlo de qualidade.

Estas irregularidades consistem “em discrepâncias, modificações ou omissões nos parâmetros de fabricação ou nos resultados dos ensaios obtidos, e que não estavam reflectidas nos ‘dossiers’ de fabricação dessas peças”, conforme refere o CSN num comunicado divulgado quinta-feira passada e que foi amplamente divulgado pela comunicação social nacional e espanhola.

Está gerado um clima de desconfiança que já havia levado o eborense Carlos Zorrinho, eurodeputado, a questionar por escrito a Comissão Europeia sobre a segurança e a operacionalidade da central nuclear espanhola e se esta está "a cumprir em pleno" a diretiva 2014/87/Euratom, que estabelece a segurança das instalações nucleares.

"Caso não esteja, quando se prevê que o venha a fazer, qual o custo do investimento necessário para o assegurar, ou qual a data prevista para ser encerrada", questionou então o eurodeputado socialista português.

Em nota de imprensa, enviada à Rádio Portalegre, o partido ecologista “Os Verdes “considera que a informação revelada pelo CSN é mais um forte motivo para encerrar a central nuclear, que já teve vários acidentes e que já ultrapassou o prazo de fim de vida.

A central nuclear de Almaraz, em Espanha, funciona desde a década de 1980, está sediada junto ao Rio Tejo e faz fronteira com os distritos de Portalegre e Castelo Branco.

Imagem de capa daqui.