26 Setembro 2020      09:56

Está aqui

Central Nuclear de Almaraz - Governo português vai a Madrid pedir encerramento

Almaraz é a central nuclear espanhola mais próxima do Alentejo, a cerca de 100km da fronteira como distrito de Portalegre. Está implantada numa zona de risco sísmico, junto ao rio Tejo e foi recentemente autorizada pelo Conselho de Segurança Nuclear (CSN) espanhol a estar aberta até outubro de 2028, quando um segundo período de vigência terminava em junho deste ano, depois de ver passada a data de encerramento em 2010.

A central é propriedade da Iberdrola, Endesa e Naturgy, está em funcionamento desde 1981 e teria uma vida útil de cerca de 40 anos, no entanto, tem apresentado várias falhas e avarias, levando mesmo a vários alertas por parte das associações ambientalistas, eurodeputados portugueses e até a pedidos de explicação por parte do governo português.

O facto de junho e julho deste ano se terem verificado alguns incidentes com a central, num espaço de cinco dias, levou o eurodeputado eborense Carlos Zorrinho, do PS, a interpelar novamente a Comissão Europeia sobre esta central, algo que o eurodeputado alentejano vem fazendo desde há anos.

Numa questão subscrita também pelos deputados Paulo Rangel, Maria da Graça Carvalho e Álvaro Amaro, o PSD pergunta à Comissão se “tem conhecimento de alguma diligência do Governo português no sentido de acelerar o encerramento desta central”, visto que este encerramento estava previsto para 2024, mas foi alterado em 2019 e reprogramado para 2028.

Esta sexta, foi o parlamento português a recomendar, por larga maioria, que o Governo português intervenha junto dos homólogos espanhóis de modo a que esta central nuclear seja definitivamente encerrada.

O projeto de resolução foi proposto pelo Pessoas-Animais-Natureza (PAN) e subscrito por PS, PSD, BE, PCP, CDS, PEV, Chega e das duas deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues, numa concordância rara e onde só a Iniciativa Liberal se absteve.

A resolução resume-se a uma recomendação para que o executivo de António Costa intervenha junto do Governo espanhol de modo a proceder ao encerramento da central nuclear de Almaraz, uma vez que Portugal não pode impor tal decisão.

 

Imagem de pt.wikipedia.org

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.