10 Janeiro 2020      10:54

Está aqui

Catedral de Évora com Concerto de Ano Novo a 11 de janeiro

O Concerto de Ano Novo 2020, da Catedral de Évora acontece a 11 de Janeiro, às 18:00, e contará com a participação do Capella Patriarchal e de Cornetas e Sacabuxas de Lisboa, com direcção e órgão a cargo de João Vaz. Serão interpretadas obras de Duarte Lobo (1565 – 1646) e de Fernando de Almeida (c.1603 – 1660). 

Criado em 2006, e contando já com diversos concertos em Portugal, Espanha e Alemanha, o projeto Capella Patriarchal é destinado fundamentalmente à divulgação dos tesouros da música sacra portuguesa. Apresenta, frequentemente, obras inéditas.

Depois de vários anos colaborando juntos em diversas orquestras nacionais em projetos de repertórios do século XVII (nomeadamente Orquestra Barroca Casa da Música, Orquestra Gulbenkian e Ludovice Ensemble), os elementos  do Cornetas e Sacabuxas de Lisboa decidiram criar em Portugal um agrupamento que assumisse a identidade da sua partilha humana e musical.

Natural de Lisboa, João Vaz é diplomado em Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com Antoine Sibertin-Blanc, e pelo Conservatório Superior de Música de Aragão, em Saragoça, onde trabalhou com José Luis González Uriol, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. É também doutorado em Música e Musicologia pela Universidade de Évora.

Pela primeira vez, os Cornetas & Sacabuxas de Lisboa unem-se ao Capella Patriarchal, sob a direção de João Vaz, para apresentar repertório polifónico português do século XVII. O concerto de Ano Novo dará a conhecer obras de Duarte Lobo e de Fernando de Almeida (incluindo a primeira audição moderna do hino Gloria, laus et honor deste último compositor), na conjugação de vozes e instrumentos de sopro tão típica da prática seiscentista ibérica.

A entrada é livre mediante inscrição obrigatória, através dos contactos: T. 919745338 – info@althum.com – https://www.althum.com/, e de acordo com a disponibilidade do espaço.

 

Imagem de capa de trover.com