4 Dezembro 2021      15:40

Está aqui

A casa ou o lar

Hoje, perto do Natal, que a tantos diz tanto, há questões que nos invadem e se tornam prioritárias. Não só pela sua relevância mas por aquilo que se acredita significar pelo significado. A casa é diferente do lar. Numa casa vivem uma, várias ou muitas pessoas… podem ter coisas em comum ou nada entre si. A casa é uma construção humana física, estrutural que se elabora e se determina dessa forma. A casa é o lugar constituído por paredes, portas, janelas, um telhado e quem sabe um jardim…

Porém, o que é um lar? Que lugar é esse? Será um lugar físico onde nos sentimos como se alô tivéssemos nascido? Há uma série de perguntas que nos surgem nesta antítese ou semelhança entre lar e casa.

Será a casa o mesmo que um lar? Sentir-me-ei em casa num lar ou numa casa como se fosse o meu lar? Além disso, o conceito de lar ganhou, em Portugal, tantas conotações que não sabemos mais o que é uma casa, o que é um lar…

Terá lar a ligação determinada para a terceira idade ou será o lar aquilo que consideramos o nosso porto de abrigo, a nossa casa, o lugar onde nós sentimos seguros? Quantas questões suscitadas por este nosso pensamento.

Temos, por um lado, uma casa. Por outro, um lar. E, entre os nossos leitores, quais de vós considerais uma casa e quais de vós considerais um lar.

Apostaria que ninguém, falando português, consideraria tal dicotomia, porém… são conceitos tão semelhantes… mas tão diferentes. Em inglês, diriam house e home… e nesta língua faz toda a diferença. A primeira indica algo físico, estrutural… a segunda, um sentimento, uma propriedade mais espiritual do que física. O lar é a nossa home, que só aqueles que já a sentiram verdadeiramente, perceberão!

E hoje, escrevendo este texto na minha casa que é ao mesmo tempo é o meu lar, questiono e deixo-vos a pergunta… quantos de nós temos casa mas não temos lar… quantos temos lar mas não temos casa e somos felizes…

E, aquilo que mais me aflige e todos os dias vejo ao meu redor… quantos de nós não temos casa nem lar… e imaginamos como seria…