12 Julho 2019      15:54

Está aqui

Casa em Alcácer do Sal vence prémio de arquitetura internacional

A “Casa 3000”, com projeto do arquiteto Luís Rebelo de Andrade e situada na Herdade da Considerada, no concelho de Alcácer do Sal, foi distinguida nos prémios de arquitetura da conceituada plataforma internacional online Architizer A+, na categoria Conceitos - Plus - Arquitetura + Cor.

Escolhida de entre 553 finalistas a concurso, a “Casa 3000” situa-se numa extensão de 500 hectares de terreno árido, sobreiros e pinheiros, a cerca de 7km da cidade de Alcácer do Sal. Numa paisagem uniforme, o projeto prima pela cor distinta, que o torna numa espécie de marco geodésico de referência e localização na Herdade. A casa, assim como o armazém agrícola, foram concebidos para privilegiar a sustentabilidade energética, com painéis fotovoltaicos e termocoletores que permitem que a casa produza mais energia do que a que consome. A aparente simplicidade de design remete para o imaginário romântico da casa na pradaria e da vida dos conquistadores do oeste americano. No interior, a casa é luminosa, com destaque para uma escadaria central revestida de madeira.

A plataforma Architizer A+ avalia anualmente milhares de projetos de cerca de 100 países do mundo, nos prémios que são tidos como "o maior programa de prémios a celebrar a melhor arquitetura e produtos do ano".

Foto de João Guimarães – JG PHOTOGRAPHY

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.