14 Março 2021      12:17

Está aqui

Vinho: CARMIM celebra 50 anos e vence prémios em concurso internacional

A Carmim - Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, foi criada em 1971, por 60 viticultores, e que estariam longe de imaginar que hoje, 50 anos passados, esta seria uma das mais importantes cooperativas agrícolas do Alentejo, com perto de 900 associados e um volume de negócios que ronda os 20 milhões de euros.  

É para comemorar a efeméride que a CARMIM preparou um lançamento especial de dois vinhos Grande Reserva DOC Alentejo, branco e tinto, que surgem pela mão dos enólogos Rui Veladas e Tiago Garcia.

O Grande Reserva Branco 2019 é composto por Antão Vaz (70%) e Arinto (30%) e com aroma frutado com notas tropicais, frutos secos e de mel; com final longo e persistente.

Já o Grande Reserva Tinto 2017, foi conseguido a partir de uvas Alicante Bouschet (60%), Aragonez (20%) e Touriga Nacional (20%) e a sua cor  granada intensa, é um auspicio para notas de fruta preta madura, especiarias e cacau, sendo um vinho robusto, intenso com final longo e persistente.

O preço recomendado de cada garrafa rondará os 30 euros.

Com 25% das suas vendas a serem exportados, a CARMIM também os olhos postos na sustentabilidade e no futuro. Sendo a água um dos grandes desafios do Alentejo, desde sempre, a CARMIM realizará também, a 30 de março, uma conferência online sob o tema 'Água e alterações climáticas: os desafios da viticultura", transmitida em direto no facebook da marca alentejana.

A marca foi também distinguida recentemente, com  diversas medalhas, no concurso internacional de Vinhos ‘Mundus Vini 2021’, tendo arrecadado o ouro na categoria ”Best Of Show Alentejo” com o vinho ”Monsaraz, Touriga Nacional 2018” e trazendo também o ouro com os “Reguengos, Garrafeira dos Sócios, 2014”, “Monsaraz, Superior, Branco 2019”, “Monsaraz, Superior, Tinto 2018” e “Bom Juiz, Doc Reserva, 2017”.

Já o “Régia Colheita, 2019” conseguiu a prata.