7 Novembro 2018      16:39

Está aqui

Capoulas Santos inaugura sexta-feira fábrica de figo-da-índia em Arraiolos

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos inagura sexta-feira, 9 de novembro (sexta-feira),  as instalações da Pepe Aromas, na Herdade da Azinheira, em Arraiolos, resultado da adaptação de uma antiga estação de comboios.

Trata-se de empresa agrícola que explora 25 hectares de pomares de figo-da-índia, num projeto 100% biológico e que se dedica também à comercialização dos seus subprodutos, como a palma, a flor e as sementes. A sua estratégia de crescimento assenta no aperfeiçoamento do processo de produção e colheita, bem como na pesquisa e descoberta de novos usos e potencialidades do figo-da-índia e seus derivados.

Tendo em conta o potencial de aproveitamento quase integral da Figueira da Índia, têm-se multiplicado as aplicações agroindustriais da mesma, permitindo diversificar a oferta de novos produtos derivados e descoberto novos usos e benefícios, com destaque para o uso da palma, da flor e das sementes.

A palma por exemplo tem potencial na alimentação humana, como legume (os cladódios jovens, com 30 a 60 dias, podem ser usados para consumo humano, frescos ou cozinhados), ou em pó como farinha ou suplemento alimentar. As palmas são também muito utilizadas para a alimentação do gado,principalmente em regiões onde há grandes períodos de seca.

A flor da Figueira-da-Índia de pétalas amarelas ou amarelo/alaranjadas são utilizadas, depois de secas, para produção de uma infusão com propriedades medicinais. Já das suas sementes extrai-se um óleo muito rico em óleos grassos, vitamina C, magnésio e potássio, e devido às suas propriedades de regeneração da pele o óleo de figo-da-índia é muito usado na indústria cosmética.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.