19 Julho 2018      10:51

Está aqui

Cantinas escolares alentejanas lideram nas queixas

Este ano letivo, houve 854 queixas sobre as cantinas escolares, sendo que a falta de pessoal e a qualidade e quantidade dos alimentos foram as reclamações mais frequentes, segundo relatório anual da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).

Contabilizando as cantinas de escolas que foram concessionadas a privados, foram servidas cerca de 25 milhões de refeições aos alunos do 2.º e 3.º ano de escolaridade e ensino secundário e das quais resultaram 854 denúncias.

As denúncias envolvem a qualidade e a quantidade da comida, mas sobretudo a falta de pessoal que foi o motivo de mais queixas, 266 reclamações, sendo este o motivo que levou a que o Alentejo liderasse a lista de quem mais multou.

Houve ainda 263 queixas por servirem refeições muito pequenas e 163 por servirem alimentos sem qualidade.

Após o ano passado ter sido marcado por muitas queixas, no início deste ano letivo o ME implementou um plano de controlo da qualidade das refeições, tendo sido criadas equipas regionais de fiscalização que fizeram perto de 80 visitas a cantinas, provando perto de 165 mil refeições.

O referido relatório refere ainda que a presença destas equipas melhorou o serviço prestado e reduziu o número de queixas, com o Alentejo, uma vez mais, a destacar-se tendo deixado de existir queixas em 57,1% das escolas que anteriormente tinham sido alvo de denúncias.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no . Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão.

 

Imagem de portocanal.sapo.pt