18 Janeiro 2021      12:21

Está aqui

Câmara do Crato investe 186 mil euros em requalificação urbana de bairro

A Câmara Municipal do Crato anunciou que vai avançar com o projeto de requalificação urbana do Bairro D. Maria Inocência Lemos de Sá Nogueira, para a demolição das casas pré-fabricadas de madeira, que não reúnem condições necessárias para habitação e espaços verdes envolventes.

Segundo a autarquia, esta obra é resultado de um investimento de 186 mil euros, com comparticipação de 85% pelo Portugal 2020, estando previsto o seu arranque durante este ano.

Em comunicado, o município explica que objetivo da empreitada é “a requalificação do espaço habitacional, criando condições para a construção de habitações com qualidade, bem como uma intervenção no espaço público que lhe serve de enquadramento”. O projeto abrangerá uma área de 3.132 metros quadrados, dos quais cerca de 1.190 se vão destinar a novos fogos e que se prevê que venham a ser para habitação social.

Quanto ao meio envolvente, o bairro será dotado de dois jardins. Um deles destina-se ao usufruto dos residentes, fazendo também diálogo com a cantina social, que se encontra no lado oposto da rua. Já o segundo jardim terá uma área de cerca de 715 metros quadrados, “criando um espaço independente e privilegiado, mais dirigido para uso dos habitantes”. Será ainda equipado por mesas, bancos e bebedouros, ao mesmo tempo que será instalado um ginásio exterior e um parque infantil com cerca de 82 metros quadrados.

A intervenção prevê também a criação de um pequeno estacionamento com oito lugares, sendo um deles exclusivo para pessoas com mobilidade reduzida.

 

Fotografia de odigital.sapo.pt