21 Junho 2016      13:28

Está aqui

“STONEHENGE” ALENTEJANO ESTÁ A FASCINAR BRITÂNICOS

O jornal britânico The Independent publicou recentemente um artigo inteiramente dedicado à cidade de Évora onde destaca o Cromeleque dos Almendres, a 15km do centro da cidade, um dos maiores monumentos megalíticos da Europa e, como sabemos, um local perfeito para as celebrações dos solstícios.

Apesar do fascínio e elogios aos 95 monólitos perfeitamente preservados, o autor do artigo, puxa a brasa à sua sardinha e confessa que o monumento pode “não ser tão bonito como a estrutura de Stonehenge ou Avebury, mas quase”. Descrevendo o sentimento da sua visita como estando “no meio de uma multidão de amigos de granito, aos empurrões para tentar ver mais qualquer coisa”.

Tendo visitado o monumento com o arqueólogo Mário Carvalho, da Ebora Megalithica, Simon Broughton destaca ainda a importância da preservação do Cromeleque dos Almendres, o maior e um dos mais antigos monumentos megalíticos de toda a Península Ibérica, transportando-nos para “um momento crucial do desenvolvimento humano, onde se deram os primeiros passos da revolução agrícola”. Uma autêntica prova “da importância das estações” no desenvolvimento humano.

Pode ler o artigo completo aqui.

Imagem daqui.

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.