A Brisa, a IONITY e a Cepsa inauguraram oficialmente esta quarta-feira a rede de carregamento elétrico Via Verde Electric em Almodôvar, no Alentejo, adianta o jornal ECO. Com uma potência de 350 kW, estes primeiros postos foram instalados nas áreas de serviço de Almodôvar, no quilómetro 193 da A2, nos sentidos Algarve-Lisboa e Lisboa-Algarve.
De acordo com António Pires de Lima, CEO da Brisa, “era um sinal importante fazer esta inauguração em Almodôvar, no Alentejo, numa zona do interior do país. A nossa preocupação de cobertura estende-se a todo o país, e numa zona fundamental de acesso ao Algarve. Esperamos que este ano haja um movimento importante de portugueses e turistas espanhóis a deslocar-se no verão para as nossas praias do sul do país, e que possam vir já de veículo elétrico”, prometendo carregamentos elétricos na rede Brisa em “10 a 15 minutos quase para a capacidade máxima da bateria”.
Neste sentido, este é o primeiro passo para que, até ao verão de 2021, seja possível atravessar Portugal, de norte a sul, num veículo elétrico abastecido na nova rede Via Verde Electric, que terá carga rápida (de 50 kW) e ultrarrápida (de 150 kW a 350 kW). A primeira fase desta rede vai contar já nos próximos meses com 24 postos de carregamento em 12 áreas de serviço da Brisa, o “suficiente para fazer a viagem de Valença até ao Algarve numa viatura elétrica”.
“Depois do verão, daremos continuidade à expansão da rede e no total serão 82 postos de carregamento elétrico em 40 áreas de serviço, que até novembro, até ao final de 2021, estarão disponíveis para os clientes da rede de autoestradas da Brisa”, disse o responsável, anunciando ainda que as inaugurações dos próximos postos de carregamento desta rede nacional serão já na próxima semana em Santarém, com a BP e a EDP. No final de 2021, 40 municípios portugueses serão abrangidos por esta rede de carregamento elétrico.
Pires e Lima garantiu também que “o valor [do carregamento] depende do contrato que o cliente tiver celebrado com o seu respetivo CEME [comercializador para a mobilidade elétrica]”.
Para pagar os carregamentos na rede Via Verde Electric de forma 100% digital, a Brisa vai lançar dentro de um mês uma nova funcionalidade na aplicação móvel da Via Verde, acessível tanto a automobilistas portugueses como estrangeiros que se desloquem nas autoestradas nacionais e queiram carregar os seus veículos elétricos. Contudo, este serviço é independente do dístico da Via Verde, necessário para pagar as portagens.
“É preciso sempre fazer um contrato com um comercializador e ser aderente Via Verde. É um serviço adicional que será prestado pela Brisa. Tal como hoje já se usa a aplicação para pagar estacionamento em parques, por exemplo, este será um serviço extra”, afirmou Pires de Lima.
A Brisa planeia ainda apresentar, nos próximos meses, o seu novo Plano Estratégico, que prevê a “descarbonização total das suas atividades até 2045 e até 2030 reduzir as emissões de carbono das suas atividades em 60% face a 2010”, anunciou o CEO.
A partir desta parceria entre a Brisa, a IONITY e a Cepsa, está igualmente previsto serem instalados 12 postos de carregamento ultrarrápido nas áreas de serviço de Barcelos, na A3, de Estremoz, na A6, ambos em maio, e em Leiria, na A1, em julho. Com uma potência de 350 kW, os carregadores da IONITY estão entre os mais potentes do mercado e ajustam-se automaticamente à capacidade das baterias dos carros elétricos.