29 Junho 2020      11:47

Está aqui

Brasil interessado em Sines como porta de entrada na Europa

O embaixador brasileiro em Lisboa, Carlos Alberto Simas Magalhães, divulgou que o Brasil quer reforçar as relações económicas com Portugal, referindo Sines como a porta de entrada “da produção brasileira na Europa”.

Em declarações à Lusa, o diplomata defendeu que “Portugal e vários outros [países] continuam a ser prioritários para o Brasil. Mas nós temos de gerar números, realidades, coisas que sejam palpáveis no nosso relacionamento. É fácil falar da língua e da cultura. Mas essas vivem por si só”. O embaixador apontou ainda a necessidade de uma aposta na diplomacia económica, que irá permitir uma “base efetiva e mensurável do interesse recíproco”.

Para Carlos Alberto Simas Magalhães, Portugal pode ser uma porta de entrada dos produtos brasileiros na Europa, sendo essa uma das prioridades do seu trabalho, que será retomado no segundo semestre, com a retoma económica.

Sines “poderia ser um local interessante para explorar, onde há depósito alfandegário. E essa é uma das ideias que o Ministério dos Negócios Estrangeiros aqui está examinando”, afirmou o embaixador. Para haver um salto nas relações económicas é necessário concluir o acordo alfandegário entre a Europa e o bloco sul-americano.

Carlos Alberto Simas Magalhães recorda ainda que “já tinha uma promessa de uma visita do vice-presidente da República a Portugal, tinha data para a visita do ministro das Relações Exteriores a Portugal e estávamos negociando com o governo português a realização da famosa cimeira [de chefes de Estado]”, mas que foi tudo cancelado devido à pandemia.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.