22 Janeiro 2022      18:42

Está aqui

Boris, A Festa Acabou!

O primeiro-ministro inglês, Boris Johnson, compareceu em algumas "sextas-feiras de vinho", que aconteceram durante a imposição de restrições para combater a pandemia. Restrições estas impostas pelo Governo liderado por Boris Johnson.

A imprensa britânica tem revelado que todas as sextas-feiras o pessoal de Downing Street terminava a sua semana de trabalho partilhando copos de vinho, uma "longa tradição" que continuou apesar das restrições relacionadas com a Covid-19.

Recentemente, Boris Johnson pediu desculpa ao Parlamento britânico pela sua participação numa festa em maio de 2020, alegando que tinha pensado tratar-se de uma reunião de negócios.

Para agravar esta situação surgiram várias novas revelações, incluindo a da realização de uma festa em Downing Street (esta sem Boris Johnson) na véspera do funeral do Príncipe Filipe, em abril de 2021. Como é sabido, a Rainha Elizabeth II assistiu sozinha ao funeral do seu marido na capela do Castelo de Windsor, isto tudo num forte contexto de confinamento.

A questão principal, que preocupa, tem a ver com estas novas figuras populistas e demagogas (à esquerda e à direita) que vão proliferando na vida política.

Já eram bem conhecidas as intervenções e posições estranhas de Boris Johnson quando este era Mayor de Londres. Uma figura sempre controversa!

Também são bem conhecidas as suas posições favoráveis à saída do Reino Unido da União Europeia. Sempre populistas e muitas vezes a roçar o ridículo! foi uma das mais importantes vozes a favor do Brexit. Durante a sua campanha, criticou duramente a União Europeia, ressaltando os malefícios em fazer parte do bloco que prejudicava o país. Mas acharam-lhe graça!

O poder caiu-lhe nas mãos. Os Tories (Conservadores britânicos) encontraram um novo estilo de liderança. Agora têm um embaraço para resolver!

Polémicas atrás de polémicas foram o guião de Boris Johnson.

E a política?

Cada vez mais sujeita aos senhores Trumps, Boris Johnsons e Yelsins, Bolsonaros e Maduros, e muitas outras estranhas figuras deste mundo de doidos!

Efetivamente, de Boris Johnson não se pode dizer que tenha sido um político enfadonho ou cinzento. Antes pelo contrário, o seu estilo, sempre controverso, tem sido um bom alimentador dos tabloides britânicos e do mundo inteiro.

As razões é que nem sempre são as melhores.

 

Imagem de elmundo. es