7 Dezembro 2021      12:57

Está aqui

Bonecos de Estremoz assinalam 4 anos de Património da Humanidade

A Produção de Figurado em Barro de Estremoz – mais conhecidos como bonecos de Estremoz – faz hoje quatro anos, um aniversário que será assinalado pelo município de Estremoz numa sessão transmitida online.

Os bonecos de Estremoz foram distinguidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a 7 de dezembro de 2017, como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

De acordo com a autarquia, citada pela Presstur, a sessão comemorativa será transmitida online nas páginas do município, “em virtude da situação pandémica”, tendo lugar no salão nobre da câmara municipal, a partir das 18:00.

“O Estado da Arte da Implementação do Plano de Salvaguarda da Produção de Figurado em Barro de Estremoz” é o tema da sessão, que será conduzida por Hugo Guerreiro. Segue-se a entrega de diplomas aos barristas que receberam certificação de produtores de bonecos de Estremoz, em 2020 e 2021.

Recorde-se que, desde o século XVII, há mais de 300 anos, que os bonecos de Estremoz são feitos. É uma arte popular, que consiste em moldar o barro cozido, policromado, com as mãos segundo uma técnica própria, e foram o primeiro figurado do mundo a merecer a distinção de Património Cultural Imaterial da Humanidade.

 

Fotografia de rr.sapo.pt