17 Janeiro 2022      11:53

Está aqui

Biblioteca Itinerante de Redondo percorre o país

A exposição “Bibliotecas Itinerantes – Lugares de Futuro”, com a curadoria de António Bento Ramires, responsável pela Biblioteca Itinerante de Redondo (BIR),  está a percorrer o país para mostrar “o nobre papel que as bibliotecas móveis desempenham junto das comunidades mais isoladas”.

Em comunicado, o município adianta que a organização da mostra se realizou em conjunto com Carlos Mata Ferreira e Rui Guedes, tendo surgido no âmbito da IX Maratona de Leitura da Sertã.

Segundo a mesma fonte, esta exposição “consiste na exibição de painéis informativos com as atividades dos 73 serviços itinerantes de leitura existentes no país que aceitaram este desafio, entre os quais o de Redondo”.

Neste sentido, a exposição vai andar por todo o território nacional até ao final do ano, prevendo-se que tenha paragem obrigatória em Redondo no mês de maio. Além disso, o envio da mostra pode ser solicitado em formato físico ou digital, através do endereço bibliomoveisdeportugal@gmail.com.

Sob o lema “Levar o livro mais perto de todos”, a BIR anda na estrada desde 1976, cabendo a António Bento Ramires “o transporte das letras” até às comunidades locais. O responsável considera que o bibliotecário itinerante “é uma profissão de futuro e que se conseguiu adaptar” aos novos tempos, sublinhando ainda a sua elevada importância no combate ao isolamento.

Note-se que a BIR “desenvolve um leque variado de atividades em torno do livro, da alfabetização e da escrita, cumprindo, assim, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030”, acrescenta o município.

 

Fotografia de cm-redondo.pt