18 Setembro 2022      10:46

Está aqui

Beja vai receber 1 milhão para recolha de biorresíduos

Os 13 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo vão ter apoio do Fundo Ambiental, num total de “mais de 955 mil euros”, para a implementação de recolha seletiva de biorresíduos nos seus territórios.

O apoio vai ser concedido através do programa “RecolhaBio – Apoio à implementação de recolha seletiva de biorresíduos”, no âmbito de um protocolo a assinar entre a comunidade intermunicipal (CIMBAL), sediada em Beja, e o Fundo Ambiental.

A CIMBAL explicou que o projeto vai ter como principal objetivo apoiar os municípios na realização de medidas ou ações destinadas a reduzir a deposição de resíduos em aterro, nomeadamente projetos para a recolha seletiva de resíduos e de compostagem comunitária ou doméstica.

Em declarações à Lusa, o também autarca em Almodôvar frisou que este é um projeto extremamente interessante para o Baixo Alentejo, para os municípios e para todos os munícipes. A fase de candidaturas dos municípios ao programa “RecolhaBio – Apoio à implementação de recolha seletiva de biorresíduos” vai decorrer ao longo do ano de 2023 e os projetos serão financiados a 100%.

No âmbito do protocolo a assinar com o Fundo Ambiental, caberá à CIMBAL a análise e aprovação das candidaturas a apresentar pelas câmaras municipais.