1 Novembro 2022      10:24

Está aqui

Beja promove descoberta da cidade em “Passeios Luminosos”

O município de Beja está a organizar a iniciativa “Passeios Luminosos”, um novo ciclo de caminhadas que promovem a descoberta de Beja, em contexto urbano e rural, à boleia de artistas e investigadores de diversas áreas e disciplinas.

Em comunicado, a autarquia explica que “o convite é endereçado a investigadores, artistas ou profissionais de diversas áreas” que, “através das ruas da cidade e dos caminhos rurais”, nos transportem “para os seus universos de saber e criatividade”.

Neste sentido, a programação abrange 14 passeios entre novembro deste ano e dezembro de 2023, com inscrições limitadas e “realizadas em cada mês”.

A iniciativa tem início no próximo dia 6 de novembro, pelas 10:30, num passeio intitulado “Olha moço, não sabem o que é que me aconteceu”, com melodias do músico Paulo Colaço.

De acordo com o município, “as andanças de Paulo Colaço por Beja desde imberbe idade darão o mote para o início de uma história com vários acordes”, que convida os participantes a seguir “pelas ruas de Beja ao som da sua biografia, interpelando o jovem bejense, o adolescente e o músico já adulto”.

O mesmo comunicado adianta ainda que, através “da luz das matérias, da vida e dos saberes de quem os prepara, lançar-se-á um novo um novo olhar sobre o antigo e belo território de Beja”, cuja “longa idade” e “diversidade da sua paisagem física e humana darão o mote para estes passeios únicos e irrepetíveis”.