8 Maio 2017      08:09

Está aqui

BEJA: BARRAGEM DO ROXO ABAIXO DOS 19% DA SUA CAPACIDADE

Segundo o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos, que monitoriza as albufeiras, foram 7 as bacias hidrográficas que registaram uma redução do volume de água armazenado, e 9 delas registam armazenamento de água inferior a 40% da sua capacidade, quando comparados com os dados do mês anterior, como avança hoje a Rádio Pax.

O boletim mensal de armazenamento das albufeiras indica que na Bacia do Guadiana, 5 barragens estavam acima dos 80% da sua capacidade máxima, que a Barragem de Alqueva encontra-se a 80,1% do seu limite,  Monte Novo está entre os 50 e os 80% da sua capacidade e há 3 barragens abaixo dos 50% da sua capacidade máxima.

Na Bacia do Sado, a Barragem do Roxo, que abastece Beja e Aljustrel, apresenta a situação mais preocupante, com 18,9% de reservas. A ausência de precipitação está a colocar sobretudo o Baixo Alentejo sob risco de seca aguda.

À imagem do que aconteceu no ano passado, é provável que o Roxo tenha de vir a receber água do Alqueva para garantir rega e abastecimento público aos concelhos que dela dependem.

Imagem de capa da portugalfotografiaaerea.blogspot.pt

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.