14 Fevereiro 2022      10:41

Está aqui

Basílica Real de Castro Verde vai ser classificada como Monumento Nacional

A Direção Geral do Património Cultural, através da Secção do Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura, deu parecer favorável ao projeto de classificação da Basílica Real de Castro Verde como Monumento Nacional, decisão submetida pela Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA).

Em comunicado, o autarca de Castro Verde, José Brito, considera que este é “um momento que engrandece Castro Verde e a sua população, mas também representa um ato de justiça para com o mais importante monumento do concelho, que orgulha todos os castrenses”.

“A rica história do monumento e o seu estreito vínculo à fundação da nacionalidade há muito tempo que mereciam esta importante decisão. Felizmente, desde 2017, foi possível ‘juntar visões semelhantes’ e construtivas, num processo fundado na vontade comum da Câmara Municipal e da Paróquia de Castro Verde. Mas é justo relevar também o papel do Governo, através da Direção Regional de Cultura do Alentejo, e da Somincor, enquanto mecenas e empresa com notória responsabilidade social”, salientou.

Segundo o município, “o projeto de decisão encontra-se, neste momento, em processo de Consulta Pública durante 30 dias úteis, no site da Direção Geral do Património Cultural, podendo as observações dos interessados ser apresentadas à Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA) até 25 de março de 2022”.

 

Fotografia de mundoportugues.pt