2 Outubro 2016      17:11

Está aqui

BARRANCOS COM MEMÓRIAS DA GUERRA DE ESPANHA

Uma parceira entre o Município de Barrancos (Beja) e Ayuntamiento de Oliva de la Frontera (Badajoz, Espanha) vai assinalar os 80 anos da Guerra de Espanha através das Jornadas “Memórias da Guerra de Espanha na fronteira do Baixo-Alentejo – 80 anos depois (1936-2016)”.

A iniciativa conta com a colaboração da antropóloga Dulce Simões e as jornadas decorrerão em Barrancos, no dia 8 de outubro, e em Oliva de la Frontera, no dia 9.

A guerra civil de espanhola aconteceu entre 1936 e 1939 e surgiu de uma golpe militar contra o governo democrático da II República, que viria a transformar-se num conflito à escala internacional e com grande número de mortos e refugiados. Muitas das populações raianas receberam muitos espanhóis que fugiam da morte, mas também este acolhimento e ajuda era clandestino, uma vez que o Estado Novo reprimia estas ações, uma vez que Salazar apoiava Franco.

Ainda no âmbito destas jornadas, a Prof. Dulce Simões realizará o lançamento do seu livro “A guerra de Espanha na raia luso-espanhola – resistências, solidariedades e uso da memória”.

Imagem de capa de Robert Capa.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.