10 Fevereiro 2021      10:41

Está aqui

Barragem do Alqueva próxima de encher pela quinta vez

A Barragem do Alqueva está próxima de alcançar o quinto enchimento pleno da sua história, atingindo o armazenamento de 4150 hectómetros cúbicos (hm3) de água, à cota de 152 metros, adianta o Jornal de Notícias.

A informação foi revelada pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA), cujos dados avançam que, esta terça-feira, o maior lago artificial da Europa, com uma área de 250 quilómetros e 1160 quilómetros de margens, armazenava 3309 hm3 (1 hm3 equivale a 1 000 000 000 litros) e estava à cota de 148,17 metros e com 79,73% da sua capacidade máxima.

Recorde-se que o Alqueva encheu pela primeira vez em 12 de janeiro de 2010, uma situação que voltou a repetir-se em março desse ano. A água foi libertada para o leito do rio Guadiana pelas comportas secundárias. Já no início de 2013, a barragem encheu pela terceira vez, e dessa feita foram abertas as comportas de superfície e realizadas as maiores descargas de água de sempre, que fizeram subir os limites do Guadiana.

A última vez que a barragem do Alqueva encheu na sua plenitude foi no início de 2014, mas na altura, a EDIA não fez descargas para o rio, optando por desviar parte da água para a central hidroelétrica, onde é produzida energia.

Carlos Silva, da EDIA, explica ao JN que, apesar da elevada chuva que tem caído nos últimos dias no Alentejo, é de Espanha, onde a pluviosidade tem sido igualmente intensa, através do açude de Badajoz, que tem entrado a maior quantidade de água que levou ao aumento dos níveis de Alqueva. “A sul de Elvas há diversos afluentes do Guadiana, mas descarregam menos quantidade de água para a barragem”, acrescenta.

Além disso, o responsável afirma que o enchimento total da barragem “depende da chuva que cair nos próximos dias”, mas se tal acontecer também não é certo que venham a existir descargas para o rio Guadiana, podendo a EDIA voltar a optar pela produção de energia elétrica, encaminhando a água para a central hidroelétrica.