28 Setembro 2017      11:34

Está aqui

BARCO ESTRANGEIRO EM SONDAGENS NO MAR DE SINES. AMBIENTALISTAS ALARMADOS

Os ambientalistas da Climáximo e do Alentejo Litoral pelo Ambiente (ALA) exigiram em comunicado uma explicação do Governo sobre “sondagens” que estão a decorrer na Costa Alentejana após terem dado com um registo de um navio estrangeiro, o italiano Vos Purpose, que está este mês a fazer sondagens "offshore" entre Sines e Aljezur.

Os ambientalistas para já desconhecem se a sondagem diz respeito aos contratos de prospecção de hidrocarbonetos, que julgavam caducados e por isso questionam também o governo em relação a esta matéria mas há "um sinal de alarme" para todos os que estão contra a exploração de petróleo e gás nas costas alentejanas e algarvias e que inclusivé avançaram com providências cautelares como a Associação de Municípios do Algarve, a Câmara Municipal de Odemira e a Plataforma Algarve Livre de Petróleo.

Para os ambientalistas estas sondagens aparentam contraditar o governo que garantiu que os contratos de prospeção de Aljezur tinham já caducado. Mas não é só. Os mesmos ambientalistas avançam que terão em sua posse informação fidedigna da saída de um navio de perfuração contratado pela ENI e pela GALP, que detêm 3 concessões para prospecção de petróleo na costa alentejana, para o furo de Aljezur, vindo da Namíbia, em direcção a Portugal.

Em julho deste ano Carlos Gomes da Silva, presidente da GALP Energia, garantia em conferência de imprensa que os furos exploratórios no mar ao largo de Aljezur e Sines avançarão em 2018.

Imagem de capa de assomineraria.org