22 Março 2020      13:13

Está aqui

Banco Alimentar cria Rede de Emergência Alimentar em resposta ao Covid 19

Em plena crise pandémica, quem precisava de ajuda antes, precisa também agora. Este facto levou o Banco Alimentar a criação uma Rede de Emergência Alimentar para fazer face ao Covid-19.

A ajuda não pode parar e o Banco Alimentar, com o apoio da ENTRAJUDA e em articulação com a Bolsa do Voluntariado, anunciou ontem a criação de uma Rede de Emergência Alimentar que atuará junto das pessoas mais vulneráveis e que possam estar privadas da assistência alimentar que normalmente recebem.

Esta ajuda terá sempre em conta as medidas indispensáveis para prevenir o contágio e propagação da doença e ajudará a minimizar as situações extremamente difíceis que este período reclusão está a ampliar.

Deste modo, para evitar o risco de situações de rutura de apoio alimentar, de isolamento e de desespero, que possam resultar das medidas tomadas em função da necessidade de conter a pandemia - encerramento das respostas como creches, infantários, ATL, centros de dia, de convívio e distribuição, redução do número de técnicos e auxiliares destas Instituições, restrição ou até proibição do acesso dos voluntários que nelas colaboram, entre outras – surge a Rede de Emergência Alimentar e que vai permitir a inscrição das necessidades (pelos próprios, familiares, amigos ou quaisquer outros) numa plataforma informática, o encaminhamento para um ponto de entrega de alimentos próximo da sua residência (IPSS ou autarquia que faça a acreditação/referenciação). Será também mobilizada uma rede de voluntários que estarão devidamente protegidos, e que realizarão, em horário e local definidos, o transporte das refeições confecionadas ou dos produtos para os pontos de entrega ou para as residências das pessoas carenciadas mais fragilizadas, reduzindo o número de pessoas em circulação, mas garantindo o abastecimento e envolvendo as estruturas já existentes e canais já montados.

Caso esteja interessado em ajudar ou necessite de ajuda, contacte rede.emergencia.alimentar@bancoalimentar.pt.

 

Imagem de bancoalimentar.pt