12 Fevereiro 2017      13:41

Está aqui

BALLROGG: ESTREIA ABSOLUTA NO FESTIVAL DE JAZZ DE PORTALEGRE

O grupo norueguês de jazz “Ballrogg” vai estar em Portugal para tocar no 14.º Festival Internacional de Jazz de Portalegre.

O “Portalegre Jazz Fest” - que vai acontecer em dois fins de semana:  23 e 25 de março, e 31 de março e 01 de abril, e em vários locais de Portalegre -  vai assim contar com uma das melhoras bandas europeias do jazz atual.

Também da Noruega chegarão os “Friends and Neighbor” e que vêm apresentar o recente álbum "What`s Wrong".

O festival, que tem um orçamento de 30 mil euros e que contou com mil espetatores na edição anterior, é conhecido por ter uma programação que envolve uma variedade grande de jazz, misturando o português, o europeu e o norte-americano, variando e misturando correntes, influências e tendências.

A abrir festival alentejano estará o duo português PeterGabriel - formado por Pedro Sousa (saxofone tenor) e Gabriel Ferrandini (bateria) - que atuará pelas ruas da cidade, antes da apresentação ao fim do dia.

O primeiro fim de semana do Portalegre Jazz Fest terá as atuações do projeto Shelter, de Nate Wooley (trompete), Ken Vandermark (saxofones tenor e barítono, e clarinete), Jasper Stadhouders (baixo elétrico e guitarra) e Steve Heather (bateria), e a atuação dos PeterGabriel.

No dia seguinte tocam é a vez João Hasselberg & Pedro Branco, que contam ainda com com Afonso Cabral (voz), Afonso Pais (guitarra), João Paulo Esteves da Silva (piano) e João Lencastre (bateria).

A 31 de março estreiam-se os Ballrogg - Klaus Ellerhusen Holm (saxofones, clarinete e "field recording"), Roger Arntzen (contrabaixo) e David Stakenäs (guitarra) e no domingo atuam os Friends and Neighbors.

Em "after hours", além dos PeterGabriel no primeiro fim de semana, atuarão os Party Knüller, um "duo de jazz de garagem, experimental, formado por Fred Lonberg-Holm, uma das figuras de proa da cena de Chicago, e por Ståle Liavik, pródigo da improvisação.

 

Imagem de www.culturgest.pt