28 Outubro 2022      09:05

Está aqui

Baixo Alentejo: Autarcas defendem dinamização do Aeroporto de Beja

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), que integra 13 dos 14 municípios do distrito de Beja, transmitiu esta semana ao governo a necessidade de haver uma dinamização do aeroporto desta região no que diz respeito à vertente dos passageiros.

“Fomos transmitir ao Governo a vontade que a ANA – Aeroportos de Portugal e a Vinci têm de investir no Aeroporto [de Beja] e perceber se o Governo está alinhado com esse tipo de desenvolvimento” para esta infraestrutura, afirmou António Bota, presidente da CIMBAL, à agência Lusa.

Foi realizada já durante esta semana uma reunião, em Lisboa, entre uma comitiva da CIMBAL, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e o secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Santos Mendes.

Esta reunião surge na sequência de uma outra, realizada em setembro, que decorreu em Beja e juntou os autarcas e os responsáveis pela ANA e pela Vinci. Nesta reunião, foi feita uma avaliação da situação atual e das perspetivas para o futuro do Aeroporto de Beja, tendo sido acertadas ações conjuntas com vista à sua “promoção e dinamização”.

António Bota, que também desempenha funções como presidente da Câmara de Almodôvar, defende que este Aeroporto deve ser como todas as outras infraestruturas do género e, por conseguinte, deve ser capaz de negociar e persuadir as companhias aéreas a deslocarem-se para a região alentejana.

“Temos de conseguir que as companhias aéreas, a ANA, a Vinci e a Força Aérea se entendam, para termos ‘slots’ para certas horas do dia, que têm de estar sempre disponíveis para a aviação civil. É um trabalho que temos de estimular”, sublinhou, ainda de acordo com a Lusa.

Além disso, o presidente da CIMBAL é da opinião de que é possível haver, através do Turismo de Portugal, uma negociação para o aeroporto para que seja atribuído “um fundo de apoio para estas companhias aéreas”, à semelhança do que já acontece com os Açores ou com a Madeira. 

O presidente adiantou ainda que, durante a reunião com o governo, recebeu a informação de que será lançado, em 2023, um concurso público para “alargamento e melhoria” do Itinerário Principal 8 (IP8), “que vai permitir uma acessibilidade maior ao Aeroporto de Beja”.

António Bota falou ainda sobre a linha férrea entre Casa Branca e Beja, afirmando que está a ser feito um estudo para que se saiba o que será possível fazer e se apurem os custos.

Ao Governo, António Bota transmitiu ainda a ideia de que devem ser criadas ligações entre todas as capitais de distrito.

“Será fundamental para os nossos filhos e netos terem ligações rápidas, para que possam trabalhar nas capitais de distrito ou viver numa zona e trabalhar noutra. A ligação por ferrovia entre as capitais de distrito é uma realidade que tem de acontecer”, defendeu, segundo a mesma fonte.

A transição digital também foi discutida durante a reunião da CIMBAL com Pedro Nuno Santos, com a comitiva a lançar um apelo para que seja feito um investimento nas redes de telecomunicações 4G e 5G da região, de forma a fixar aí jovens e empresas.

 

Fotografia de postal.pt