5 Maio 2022      10:15

Está aqui

Azaruja recebe peça de homenagem a famílias catalãs

A Fábrica Catalã, associação cultural em Azaruja, recebeu uma peça da Mónica Capucho, artista portuguesa contemporânea, feita a partir de apelidos catalães que “formam o patchwork genealógico azarujense”.

Em comunicado, a associação adianta que esta foi comissariada pela Fábrica Catalã, e que os apelidos patentes na peça tiveram origem “nos fenómenos migratórios corticeiros, decorrentes no século XIX para a Azaruja”.

“A obra da Mónica pretende inaugurar um acontecimento regular que potencialize as diferentes práticas artísticas contemporâneas, representando autores de reconhecido valor cujo conhecimento é essencial para a compreensão das atuais narrativas”, refere a mesma fonte.

Assim, a associação “pretende promover um debate contemporâneo a partir de uma experiência direta”. A obra poderá ser visitada a partir de 7 de maio entre as 15:00 e as 18:00.

Maria do Carmo Duque, fundadora da Fábrica Catalã, afirma que “é prestigiante ter uma peça de arte contemporânea da Mónica Capucho, que invoca a memória coletiva da Azaruja”.