2 Agosto 2020      11:52

Está aqui

Avis quer homenagear D. João I e procura a obra perfeita

O Município de Avis quer homenagear o rei D. João I com obra de arte de pública. Para tal, a autarquia alentejana lançará um concurso que tem como objetivo a criação de uma obra de arte pública destinada a homenagear uma figura que, não sendo alentejana, tem uma forte ligação ao Alentejo e a Avis.

João era filho bastardo de D. Pedro I e de uma dama galega. Logo à sua nascença, foi-lhe destinado o mestrado da Ordem de Avis, sendo educado para ser o comendador-mor da Ordem e dando início a ligação referida.

Depois da crise de 1383-1385, foi aclamado Rei e tornou-se numa das figuras mais proeminentes da história nacional, indissociável de outra grande figura, D. Nuno Álvares Pereira.

A vontade da câmara de Avis é a de promover a criação de uma peça de arte escultórica com 3 metros de altura, de carácter simbólico e que evoque a memória histórica de D. João I, pretende que esta escultura seja “contextualizada no presente, olhando para o futuro, numa visão atual, contemporânea e integradora da sociedade atual”.

A peça será instalada no Centro Histórico de Avis, no Passeio do Mestre D. João I, e o concurso é aberto a todos os artistas plásticos nacionais.

Todos os projetos a concurso integrarão uma exposição pública e o artista vencedor receberá um prémio no valor de 2.500€

 

Para mais informações pode ser consultada a página web da autarquia.

 

Imagem de wikimedia.org

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.