Foi aprovada por unanimidade, na Reunião de Câmara de Portalegre, de 17 de janeiro de 2022, a viabilização do terreno para a construção da futura Escola de Formação e Comando Territorial da GNR.
A aprovação deste concurso, uma reivindicação antiga dos portalegrenses, é um passo importante para a nova Escola de Formação da Guarda Nacional Republicana na cidade, um projeto que conta com financiamento de fundos comunitários na ordem dos 85 % através do FEDER – Alentejo 2020, assegurando assim 2,9 M€ da verba prevista.
O próximo passo será a elaboração do projeto técnico por parte do Ministério da Administração Interna.
O protocolo para a construção da Escola de Formação da GNR, realizado entre o Ministério da Administração Interna, Câmara Municipal de Portalegre e Guarda Nacional Republicana, foi assinado em dezembro de 2018.
Além da aprovação do espaço para a nova escola da GNR, foi aprovada, na mesma reunião, a infraestruturação de mais 16 lotes, através do lançamento do programa de concurso e caderno de encargos do projeto de execução para a Empreitada de Expansão da Área de Acolhimento Empresarial de Portalegre, no valor de 3 061 907,37 € (+ IVA), e da sua remissão para o Serviço de Candidaturas.