15 Dezembro 2021      10:35

Está aqui

Autor brasileiro vence Prémio Literário Hernâni Cidade

Afrânio de Melo Júnior, natural e residente no Brasil, com o trabalho “Porta de pérola”, é o grande vencedor da 26.ª edição do Prémio Literário Hernâni Cidade, instituído pela Câmara Municipal de Redondo, revelou o município.

Em comunicado, a autarquia refere que o redondense Pedro Salvador, com a obra “E se océu me caísse em cima”, ganhou o segundo lugar, enquanto Beatriz Mendes, de Vila Viçosa, com o trabalho “A minha mãe”, ganhou o terceiro lugar.

A cerimónia de entrega dos galardões decorreu no passado dia 4 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural de Redondo. Segundo o município, através de um vídeo enviado diretamente do Brasil, o grande galardoado expressou a sua “gratidão” pela distinção, sublinhou a importância da iniciativa como forma de “fomentar o interesse na literatura” e prometeu uma visita ao Concelho de Redondo.

“A representar o filho que se encontra fora do país por motivos profissionais, a mãe do segundo premiado, Ana Isabel Beira, subiu ao palco para receber o galardão, agradecendo a oportunidade”, refere ainda a autarquia.

Já Beatriz Mendes recebeu a distinção que lhe valeu o terceiro lugar com um “muito obrigada”, pelas mãos do presidente da Junta de Freguesia de Redondo, José Carlos Cidade, também entidade parceira no concurso.

O júri deste prémio foi constituído por Joana Caeiro, Aurora Costa e José Calado, “que se prontificaram a avaliar e a classificar perto de 290 obras que chegaram de todo o país, Espanha, Brasil, Cabo-Verde, Angola e Japão, na modalidade de texto narrativo e subordinadas ao tema ‘E se o céu me caísse em cima...’”.

Foram atribuídos aos primeiros três classificados 750, 375 e 250 euros, respetivamente, menções honrosas e diplomas de participação a todos os concorrentes. As obras premiadas podem ser lidas aqui.

Recorde-se que este prémio, instituído pela Câmara de Redondo, pretende honrar a memória de Hernâni Cidade, professor, ensaísta, crítico literário e historiador redondense que “deixou como herança uma vasta obra literária e um percurso incontornável no ensino”.