As câmaras municipais de Beja, Portalegre e Santarém aumentaram os seus gastos com as iluminações de Natal deste ano, com a exceção do município de Évora, que manteve o investimento nos 30 mil euros, igual ao do ano passado.
Em declarações à agência Lusa, Paulo Arsénio, presidente da autarquia de Beja, revelou que, este ano, as iluminações representaram um investimento de 81 mil euros, mais 21 mil que no ano passado.
A par com as iluminações, o município vai ainda dinamizar atividades de animação, num investimento “na ordem dos 100 mil euros”, acrescentou o autarca.
Já em Santarém, a programação de Natal teve um investimento de 400 mil euros, dos quais 90 mil destinados às luzes (mais 15 mil que em 2023). A verba foi aplicada principalmente na instalação de iluminação LED, com o objetivo de garantir "uma decoração mais sustentável", afirmou o presidente da autarquia, João Leite.
Em Portalegre, o investimento é de 20 mil euros, mais 14 mil euros do que o ano passado, e fonte do município explicou que foi adquirida iluminação no valor de cinco mil euros e efetuado um aluguer deste tipo de material, no valor de 15 mil euros.