27 Outubro 2020      12:49

Está aqui

Autarquias alentejanas juntam-se em projeto empresarial vencedor de prémio

O projeto “Born from Knowledge”, da Agência Nacional de Inovação, ex aequo com o Pro-Move-Te, da Associação de Solidariedade Social Coração Delta, venceu a categoria 2, “Investimento nas Competências Empreendedoras”, dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial.

De acordo com o Dinheiro Vivo, este projeto surge da parceria com as autarquias de Alter do Chão, Campo Maior, Elvas, Fronteira, Marvão, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.

Os EEPA (European Enterprise Promotion Awards) são responsabilidade da Comissão Europeia e pretendem distinguir as boas práticas de promoção empresariais em seis categorias distintas: Promoção do Espírito Empreendedor; Investimento nas Competências Empreendedoras; Desenvolvimento do Ambiente Empresarial; Apoio à Internacionalização das Empresas; Apoio ao Desenvolvimento de Mercados Ecológicos e à Eficiência de Recursos e Empreendedorismo Responsável e Inclusivo. Este ano, os 27 Estados-membros submeteram 185 projetos candidatos aos EEPA, dos quais o júri europeu escolheu os 19 finalistas.

Os Prémios Europeus de Promoção Empresarial são habitualmente entregues no primeiro dos dois dias da Assembleia das PME's, cuja organização cabe ao Estado-membro que ocupa a presidência da União Europeia no segundo semestre do ano. O ano passado decorreu na Finlândia, este ano seria a Alemanha a organizar o evento, mas a pandemia levou a que a iniciativa decorra em formato digital, nos dias 16 e 17 de novembro.

Lançados pela Comissão Europeia em 2005, os EEPA são atualmente dinamizados em 32 países. Portugal contribuiu com mais de 25% do total das candidaturas, segundo o IAPMEI, entidade que coordena a iniciativa junto das empresas portuguesas. Este ano, o IAPMEI recebeu 51 candidaturas.

O Portugal Bike Value, que pretende dar a conhecer o potencial do território nacional "enquanto destino de excelência para investidores que querem apostar na produção de bicicletas", e o Hospes by AHP, programa corporativo de responsabilidade social e de sustentabilidade ambiental desenvolvido pela Associação da Hotelaria de Portugal, são os dois projetos portugueses selecionados para a fase final destes prémios. Os vencedores serão anunciados no próximo dia 16 de novembro.

 

Fotografia de news.startupeuropenews.eu