28 Janeiro 2017      10:58

Está aqui

AUMENTA CONTINGENTE ALENTEJANO NO “REVIVE”

O Tribuna Alentejo já tinha feito referência que o distrito de Portalegre era o distrito do país com mais imóveis integrados no programa “Revive”, um programa de requalificação do património histórico português que visa a sua valorização e prevê a concessão a investidores privados de imóveis do Estado, com o compromisso de que sejam reabilitados e prevê, numa primeira fase, a cedência de 30 edifícios.

Mas o contingente de imóveis alentejanos que integram este programa foi agora reforçado com a inclusão da Quinta do Paço de Valverde, em Évora, e que irá a concurso ainda no primeiro trimestre de 2017, juntamente com a Casa de Marrocos, em Idanha-a-Velha, e os Pavilhões do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha.

A Quinta do Paço de Valverde do séc. XVI, paço episcopal e situada perto da ribeira de Valverde. No seu terreno esteve sediado um convento e conservam-se muitos vestígios arquitetónicos quinhentistas.

Com a extinção das ordens religiosas, em 1834, O Estado criou aí um Posto Agrário e mais tarde foi a Escola Prática de Agricultura; depois foi Escola de Regentes Agrícolas, mantendo-se, desde então, agregada à Universidade de Évora.

Este imóvel junta-se assim à Coudelaria de Alter do Chão, ao Castelo de Portalegre e o Convento de São Paulo, em Elvas – já bastante avançado na execução, prevê-se a abertura para 2018 – sendo que este último será transformado numa unidade hoteleira do Grupo Vila Galé.

 

Imagem de tomasradil.net