A Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), em conjunto com a Unidade de Agricultura e Meio Ambiente do Conselho Municipal da Vila de Monapo, em Moçambique, deu início ao processo de compostagem urbana naquela localidade.
Em comunicado, a ADPM refere que esta iniciativa se insere no projeto “Desenvolvimento Rural Sustentável – Capacitação do setor agrícola no distrito de Monapo”, cofinanciado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.
Neste sentido, os resíduos dos mercados são recolhidos e transportados para um local apropriado, “com o objetivo de produzir compostos orgânicos para distribuição nas comunidades agrícolas”.
Este é “um trabalho necessário não só para o atendimento das comunidades agrícolas através da doação de compostos orgânicos, mas também para o município alcançar mais uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o ODS 11, fomentando ainda mais a sustentabilidade das comunidades e do município”, explicou Serafim da Costa, técnico da Unidade, citado em comunicado.
A ADPM refere ainda que, “apesar da dificuldade encontrada em mostrar à população a importância da reciclagem, está prevista uma ação de sensibilização junto da comunidade numa feira já com o composto pronto”.