5 Novembro 2021      13:55

Está aqui

Associação acredita na criação do estatuto do Cuidador Informal este ano

A Associação Nacional de Cuidadores Informais acredita que o estatuto do Cuidador Informal vai ser regulamentado até ao final do ano, tratando-se de uma “matéria que não depende do contexto político atual”, avança a vice-presidente da associação à Antena 1.

Hoje, sexta-feira, assinala-se o Dia Mundial do Cuidador, e está a realizar-se, em Évora, o III Congresso de Cuidadores Informais, para lembrar os políticos e a sociedade em geral que “os cuidadores continuam à espera”, frisa Maria dos Anjos Catapirra.

A associação defende, assim, a implementação e a regulamentação do estatuto. Os projetos-piloto abrangeram apenas 30 concelhos do país, e, das cerca de 5 mil pessoas que pediram e conseguiram esse estatuto, apenas 530 estão a receber o subsídio.

“Muitos acabam por ficar de fora e não são abrangidos”, explica Maria dos Anjos Catapirra.

A associação diz ainda que não é por falta de dinheiro que não há mais subsídios atribuídos, até porque só tem sido uma pequena parte da verba prevista nos dois últimos Orçamentos do Estado.

O III Congresso de Cuidadores Informais teve início esta manhã, no palácio D. Manuel I em Évora. Estima-se que existam cerca de 138 mil cuidadores em Portugal.

 

Fotografia de life.dn.pt