2 Julho 2016      11:12

Está aqui

AS VACAS MAIS CARAS DO MUNDO PASTAM NO ALENTEJO

Dizem que as vacas "Wagyu" – originárias da província de Kobe, no Japão - dão a carne mais tenra do mundo e há quem considere esta raça a melhor raça bovina. Os grandes chefs de cozinha adoram-nas.

Normalmente são pretas, embora também haja avermelhadas, e têm o tamanho de uma vaca normal; não tomam medicamentos nem hormonas e são deixadas crescer cerca do dobro do tamanho habitual.

Estas vacas são também famosas por receberem massagens, beberem cerveja e vinho de arroz e ouvir Mozart e parece que isso tem resultado na distribuição uniforme da gordura e na qualidade da carne destes animais.

"Wagyu" significa mesmo “vaca japonesa”, no entanto, já é produzida em vários locais do mundo, mas há dois anos conheceram outro luxo, o da vida no Alentejo.

O responsável pela sua vinda foram Manuel Silveira e Nuno Rosado, numa parceria com um grupo espanhol. Ao semanário Expresso, Nuno Rosado revelou que quando os bezerros destas vacas "wagyu" chegaram ao Alentejo – mais propriamente a Évora – estavam tão desorientados que correram horas a fio em volta da cerca. Quando acalmaram viram que tinham 25 hectares de pasto e feno à disposição e que não estavam misturadas com mais nenhuma raça.

Ao início eram 24 vacas e um touro. Até agora já nasceram muitos bezerros que seguem depois viagem até casa do parceiro espanhol, em Burgos, em Castela e Leão..

Além dos luxos já enunciados, há outro fator que torna as “wagyu” tão apreciadas: são das raças de bovino com menos cruzamentos ao longo da sua evolução; tal facto provoca com que a vaca “wagyu”, como a conhecemos hoje, seja praticamente uma raça ancestral – com cerca de 35000 anos (de acordo com a Associação Americana de Wagyu).

O preço acompanha os luxos da vaca, dependendo do nível da vaca – são classificadas numa escala de 10 valores – um quilo desta carne pode custar cerca de 160€ e num restaurante com estrela Michelin o bife pode ir até aos 600 euros.

 

Imagem daqui

Artigo realizado com base em artigo do semanário Expresso

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.