8 Maio 2016      09:28

Está aqui

ARTE MOÇAMBICANA NO ALENTEJO

As pontes entre os países lusófonos são fortes e resistentes e mantêm na arte um forte pilar de comunicação e intercâmbio cultural. Uma vez mais, é no Alentejo que dois povos irmãos se cruzam através da inspiração e arte da moçambicana Arminda Nogueira Verdasca que expõe “No silêncio dos olhares” na vila medieval de Monsaraz (Évora).

Esta exposição de pintura – integrada no ciclo de exposições “Monsaraz Museu Aberto” – está patente desde dia 7 de maio e pode ser vista até 3 de julho, na Galeria de Arte, na Igreja de Santiago.

 Nas obras presentes nesta exposição a artista moçambicana exprime os seus sentimentos e explora o universo das coisas que a rodeiam; apresenta um avisão muito própria do belo e dedicou-se até ao mais ínfimo pormenor.

Arminda Nogueira Verdasca realizou a sua a sua primeira exposição aos 16 anos, ainda em Moçambique, intitulada "Arte Expressão D’alma onde a beleza é ritmo e a sensibilidade no belo é mote”. Mais tarde, viria a formar-se - em Portugal - em escultura decorativa. Por cá ficou e entre 1973 e 2008 lecionou, mas o apelo da arte foi mais forte e dedicou-se em exclusivo a elas, tendo realizado muitas exposições individuais e coletivas - em diversas vertentes das artes plásticas - como no "Festival IN 2015" e no “VERA World Fine Art Festival”.