19 Novembro 2021      09:17

Está aqui

Arraiolos apresenta projeto de reutilização de água para agricultura

A Câmara Municipal de Arraiolos recebeu a apresentação pública do “AQUA-VINI Sustentável”, um projeto que integra a produção e utilização de água para reutilização (ApR) na atividade vitivinícola no Alentejo, a ser aplicado na vinha da Herdade do Monte da Ravasqueira.

Em comunicado, a autarquia explica que a sessão de apresentação decorreu na passada quinta-feira, no CineTeatro Arraiolos, de forma presencial e online. O projeto visa promover e “contribuir para a circularidade na gestão da água e para a proteção dos recursos hídricos na região”.

Sílvia Pinto, presidente da câmara, saudou os participantes na sessão de abertura, manifestou a disponibilidade da autarquia para apoiar estas iniciativas e felicitou os parceiros pelo projeto piloto, que está a ser desenvolvido entre a Águas Públicas do Alentejo, a AdP Valor, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, o Centro Operativo e de Tecnologias de Regadio (COTR) e a Herdade da Ravasqueira.

A sessão abordou ainda a importância da reutilização de água, na atividade de regadio e outras passíveis de incluir a produção de ApR.

De acordo com o município, o projeto AQUA-VINI Sustentável “prevê a reutilização a partir da ETAR de Arraiolos Poente, com o seu encaminhamento para reforço do armazenamento de água na charca usada para rega da vinha da Herdade da Ravasqueira, gerida pela Sociedade Agrícola D. Diniz, S.A.”.

Por sua vez, Francisco Narciso, presidente do Conselho de Administração na AgdA – Águas Públicas do Alentejo, realçou a importância do projeto para a “missão das AgdA no cumprimento de metas para a sustentabilidade ambiental”.

A metodologia adotada no desenvolvimento do presente projeto “permitirá que a reutilização da água seja realizada de forma segura e adaptada ao uso concreto, assente numa avaliação do risco e garantindo, por isso, uma relação custo-eficácia equilibrada e competitiva (abordagem fit-for-purpose),” adianta ainda a mesma fonte.