12 Agosto 2020      08:58

Está aqui

Aprovados Centro Interpretativo José Luís Peixoto e rota literária de Galveias

A candidatura para a criação do Centro Interpretativo José Luís Peixoto recebeu parecer elegível por parte do Turismo de Portugal. A candidatura foi apresentada pelo município de Ponte de Sor, através da Junta de Freguesia de Galveias, em Portalegre, que pretende ali criar uma Rota Literária de cariz interativo.

A iniciativa irá convidar os visitantes a entrar e descobrir a Vila de Galveias através “das imagens e especificidades em forma de abordagens literárias, na busca do simbólico, do descritivo pelos conteúdos geográficos e pela criação de memórias de lugares”, lê-se em nota do município.

O projeto é da autoria e coordenação de Inês Florindo Lopes, tendo por base a valorização dos recursos endógenos das regiões e do desenvolvimento de novos serviços turísticos. O objetivo do investimento de caráter cultural é dinamizar turisticamente o território, assim como criar valor junto da comunidade local.

Com esta iniciativa pretende-se exaltar a obra do escritor José Luís Peixoto, natural de Galveias, conhecido por ser o mais jovem autor galardoado com Prémios Literários e reconhecido como um dos mais notáveis escritores na língua Portuguesa da sua geração.

De acordo com nota do município de Ponte de Sor, o turismo literário “é um produto estratégico para a consolidação de Portugal como destino turístico, promovendo uma nova forma de visitar Portugal assente nos lugares que inspiraram os autores portugueses, nas obras com maior ressonância a nível global e na criação de roteiros literários”.

Nesta rota literária, o livro “Galveias”, de José Luís Peixoto, “assumirá o papel central, uma vez que apresenta um interessante discurso relativamente à identidade da Vila, através de um retrato psicológico real do viver e das vivências do interior alentejano”.

Fotografia por apcor.pt