3 Julho 2016      10:45

Está aqui

APRECIADORES DE VINHO QUEREM O ALENTEJO ESTE VERÃO

O site Vivino, especialista em vinhos, enologia e enoturismo e que reúne a maior comunidade de interessados em vinho de todo o mundo, destacou o Alentejo como um dos 8 destinos de vinho para estas férias de verão.

Na lista só há mais um destino português, o Douro. Os representantes lusos são acompanhados por regiões vitivinícolas tão ilustres como Alsácia e Champagne, na França; Naoussa, na Grécia; Trentino-Alto Ádige, na Itália; Martinborough, na Nova Zelândia e Finger Lakes, nos Estados Unidos.

Após revelarem que é quase inacreditável como um país tão pequeno como Portugal consegue ter tanta variedade de vinho, do Alentejo é destacado o vinho encorpado feito de castas típicas regionais e internacionais, além do magnífico pôr-do-sol.

Além do vinho, o site revela ainda que Évora merece uma visita pelas suas maravilhas históricas, sendo que, no conjunto de tudo, é praticamente impossível não ficar apaixonado pelo Alentejo.

O primeiro grande destaque vai para a Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz (Évora), referida como uma das maiores adegas da região e pioneira no fazer de vinho do “novo” Alentejo. Referem que o vinho do Esporão é feito em duas adegas separadas - branco e tinto -  destacando também o restaurante, situado bem no meio da vinha, e que tem ao dispor comida saudável, bem como pratos tradicionais, ou simplesmente uma bebida no bar, recomendando que se beba ao fim da tarde no pátio com vista para as vinhas.

Outra adega em destaque é a de Cortes de Cima, na Vidigueira (Beja) liderada por um casal de nacionalidade dinamarquesa e norte-americana. Revelam que a especialidade da adega é Syrah, embora produza um vasto leque de outros vinhos quer tintos,quer brancos ou rosés e até azeite e vinagre.

A última adega em destaque é a Quinta do Quetzal, também na Vidigueira, e que também produz tintos, brancos e rosés com vista para as enormes planícies alentejanas. Recentemente renovou o seu centro de enoturismo e agora é possível aos visitantes terem uma visita guiada pela propriedade familiar, ter uma refeição completa além de poder apreciar as obras expostas na seu também recente Centro de Arte Contemporânea.

Há ainda espaço para destacar Monsaraz que, segundo o site,  é obrigatória numa visita ao Alentejo. Dizem ser o local ideal para degustar vinho com toda a vista a ser espetacular, aconselhando que se visite na altura das festas locais.

Também o tradicional restaurante alentejano “Adega Velha”, em Mourão (Évora), é digno de nota nesta eleição do site pela decoração e pelos pratos simples, mas com alma, revelando ainda o bom tinto da casa e a aguardente caseira.

 

Imagem daqui

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.