31 Março 2021      12:12

Está aqui

Após massa de ar quente, temperaturas vão descer cerca de 7º

A massa de ar quente vinda de África que está a afetar a qualidade do ar desde segunda-feira vai aumentar as temperaturas, que chegarão aos 27ºC em Évora e Beja, e aos 25ºC em Portalegre.

No entanto, e de acordo com o Jornal i, amanhã, quinta-feira, as temperaturas vão descer cerca de 7 a 10 graus e ficar pela casa dos 20. O IPMA aconselha ainda a quem vai sair de casa que leve um chapéu de chuva, visto que estão previstos aguaceiros intensos e trovoadas.

Já para o fim de semana da Páscoa e para a semana que vem ainda não há certezas, sendo a dificuldade em fazer previsões a longo prazo bastante característica da altura em que começa a primavera.  

Além disso, as mudanças repentinas no clima obrigaram o IPMA a colocar algumas regiões sob aviso amarelo, nomeadamente Faro e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

Note-se que o IPMA anunciou que, durante os dias deste fenómeno de massa de ar quente, o céu deveria apresentar uma tonalidade acinzentada, “embora a presença de nuvens altas possa tornar menos discernível esse efeito”. A luz solar é também afetada, com um efeito de filtração constante, mesmo em períodos de menor nebulosidade.

Apesar do calor que se tem sentido nos últimos dias, a chuva voltou entretanto a alguns pontos do país, fazendo com que as poeiras em conjunto com a humidade criassem uma espécie de “chuva de lama”.

Decorrente de todo este fenómeno, a Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou também na segunda-feira para a fraca qualidade do ar: “este poluente (partículas inaláveis – PM10) tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, nomeadamente nas crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações”.