23 Abril 2016      09:43

Está aqui

ALQUEVA ESTÁ A MUDAR PAISAGEM ALENTEJANA

É habitual passar por qualquer estrada no Alentejo e ver paisagens a perder de vista de vinha ou de olival. Mas há uma espécie que - por influência do Alqueva e das condições que veio criar - começa a surgir em força na paisagem alentejana e ameaça a hegemonia do azeite e do vinho: as amêndoas.

O olival ainda é a cultura de maior expressão na área de abrangência de Alqueva com cerca de 53% da área de regadio, mas estes dados podem vir a mudar em breve, visto o crescente interesse dos agricultores nos frutos secos, sobretudo a amêndoa, numa área que – em três anos – poderá chegar aos sete mil hectares.

No perímetro de rega do Alqueva serão cerca de 23 mil os hectares de terreno com condições - quer ao nível do solo, quer da meteorologia - para a plantação intensiva de amêndoas, o que dá uma vantagem face ao maior produtor mundial, a Califórnia, nos Estados Unidos, que detém cerca de 80% da produção mundial e que sofre uma seca estrutural. 

Além dos portugueses, os agricultores espanhóis são outros interessados neste tipo de cultura e é consensual, entre os especialistas, a maior qualidade da amêndoa alentejana face à americana.

Imagem de capa daqui

1 Comment

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.
anónimo (não verificado)    3 anos 7 meses
Comentário: 
Bom texto mas a imagem não é no Alentejo Mas sim na Califórnia