26 Junho 2019      13:08

Está aqui

Anta Grande do Zambujeiro em Évora em "risco de colapso"

A Anta Grande do Zambujeiro, em Évora, está em "risco de colapso", devido ao "estado de abandono e de grande degradação", alertou hoje Luís Raposo, vice-presidente da Associação dos Arqueólogos Portugueses (AAP).

Para Luís Raposo o monumento megalítico deveria ser classificado de interesse internacional, por ser a maior anta da Península Ibérica, o que poderia alterar o estado de abandono e de grande degradação progressiva em que se encontra. A visita do especialista foi feita a convite do presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora da Tourega e Nossa Senhora de Guadalupe, Joaquim Pimpão, que apontou responsabilidades ao proprietário do terreno onde se situa a anta, sugerindo a necessidade de entendimento entre as partes para que seja possível fazer "algum investimento público".
 
A “Anta Grande do Zambujeiro”, identificada e escavada nos anos sessenta por Henrique Leonor de Pina, localiza-se em terrenos confinantes com a Herdade da Mitra (Universidade de Évora, polo de Valverde) e é um dos maiores monumentos megalíticos funerários da Europa.
 
O monumento foi objecto de um primeiro diagnóstico realizado em 1979 pelo LNEC que, identificou a exposição directa às intempéries como um dos seus principais problemas (de facto o monumento foi feito para estar coberto pela “mamoa”, entretanto parcialmente escavada). Esse facto esteve na origem da instalação nos anos 80 da inestética e hoje degradada cobertura “provisória”. Posteriormente, numa acção também da iniciativa do ex-Serviço Regional de Arqueologia do Sul, foram removidos da sua posição original alguns elementos do corredor que ameaçavam ruína.
 
O último estudo feito às condições da Anta foi feito pelo LNEC em 2005 e sublinha o avanço da degradação daquela estrutura funerária, tendo sido necessário proceder a um escoramento de emergência no acesso à câmara funerária.
 
Imagem de capa de Ángel M. Felicísimo
 
 
Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão
 
 
 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.