11 Setembro 2022      10:45

Está aqui

Americanos encerram escola de pilotos em Ponte de Sor

Passados cinco anos de um negócio atribulado, a L3Harris Airline Academy em Ponte de Sor, antiga Aerocondor, no distrito de Portalegre, vai fechar portas no final do mês de setembro.

A academia de formação de pilotos estava, desde 2017, nas mãos da empresa norte-americana L3 Technologies, que vai retirar-se do negócio em Portugal, deixando sem emprego 90 trabalhadores. A multinacional, que detém centros de formação no Reino Unido e nos Estados Unidos, esclareceu ao Dinheiro Vivo que a decisão surge depois de uma análise ao portefólio global do grupo, realizada com o intuito de garantir que a presença internacional das academias de formação está em linha com a procura.

Nesta escola localizada no Alto Alentejo foram formados centenas de pilotos de companhias como a TAP, Air France, British Airways, Air Arabia, easyJet ou Ryanair.

A autarquia, surpreendida com a noticia, vê a saída do município como abrupta e inesperada depois de já ter investido um total de 40 milhões de euros com o apoio de fundos comunitários nas infraestuturas da escola.

O campus da L3Harris Airline Academy, com mais de 24 mil metros quadrados, localizado no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, não ficará muito tempo vazio. A garantia é dada pela autarquia liderada por Hugo Pereira Hilário, que adianta já ter em mãos o projeto da nova empresa que ali irá operar. A empresa que chegou a acordo com a L3, cujo plano de negócios já é do conhecimento da autarquia, propõe-se a criar condições para ter ainda mais estudantes num curto prazo, fazendo assim um aproveitamento pleno das infraestruturas de excelência de que irá dispor.

A Câmara Municipal de Ponte de Sôr não revelou o nome da nova empresa que irá instalar-se no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor.

 

Imagem de L3 Harris