24 Novembro 2022      13:49

Está aqui

Ameaças e conflitos associados ao montado de azinho são tema de conferência em Beja

A conferência “Gestão e Sustentabilidade do Montado de Azinho, Conflitos e Ameaças”, que vai ser proferida pelo engenheiro agrónomo Inocêncio Seita Coelho, está marcada para o dia de hoje, 24 de novembro, às 21:00, no Museu do Sembrano, em Beja.

Este evento faz parte do “Terras e paisagens do Sul”, um ciclo de conferências que a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), a Câmara Municipal de Beja e a Direção Regional de Cultura do Alentejo se encontram a promover.

De acordo com a EDIA, citada pela agência Lusa, a iniciativa de hoje centra-se “na inter-relação entre a sustentabilidade do montado e a gestão do sistema conduzido pelo homem”, sendo discutidos aspetos como “o conceito de montado, a presença do montado no mundo e a utilização do território pelo homem”.

Segundo as mesmas fontes, a escolha do orador recaiu sobre o montado de azinho essencialmente por dois motivos: por este ser o montado mais abundante no Baixo Alentejo e porque o que é dito sobre este “se aplica ao de sobro, à exceção, claro está, da produção de cortiça".

 

Fotografia de mood.sapo.pt