28 Dezembro 2020      11:19

Está aqui

Alvito aprova orçamento de 8,7 milhões de euros para 2021

A Câmara Municipal de Alvito aprovou um orçamento de 8,7 milhões de euros para 2021, valor inferior em 1,7 milhões ao do ano corrente, mas que vai aumentar com fundos comunitários, afirmou o presidente do município à Lusa.

O orçamento para 2021, de 8 milhões e 784 euros, já foi aprovado pela Câmara de Alvito, com votos a favor dos três eleitos da maioria CDU e a abstenção dos dois vereadores da oposição PS.

António João Valério, presidente da autarquia, disse que este orçamento é superior em 701 mil euros ao valor inicial (8.083.000 euros) e inferior em cerca de 1 milhão e 700 mil euros, ao valor final (10.494.962) do orçamento deste ano.

Ainda segundo o autarca, o orçamento para 2021 vai aumentar com o saldo da gestão de 2020 e a inclusão de verbas de fundos comunitários para financiar projetos do município no âmbito de candidaturas já apresentadas e que deverão ser aprovadas no âmbito do programa Portugal 2020.

O orçamento, que prevê mais de 4 milhões e 700 mil euros de despesas correntes e destina cerca de 4 milhões euros para investimentos, é “equilibrado e responde às ações que a câmara pretende concretizar em 2021”, indicou António João Valério.

Entre os investimentos previstos no orçamento para 2021, o presidente destaca a conclusão da construção do edifício multiusos do Terreno do Assis e da intervenção de conservação e restauro dos azulejos do século XVII, intervenção na igreja matriz, as obras de adaptação de um edifício para acolher a Casa do Turismo e as de requalificação da estrada municipal da Fonte da Telha, do jardim do Parque Urbano de Lazer Ativo e do parque de estacionamento junto a um lar na vila de Alvito.

O autarca frisou também as obras de requalificação do parque da Casa do Povo e do Largo da Matriz e a intervenção na Ermida de Sant’Águeda, em Vila Nova da Baronia.

Quanto a impostos municipais, a autarquia, que não cobra Derrama, decidiu manter, em 2021, a taxa mínima de 0,3% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para prédios urbanos e as reduções de 20, 40 e 70 euros para famílias com um, dois e três ou mais filhos, respetivamente.

Note-se que o orçamento para 2021 ainda vai ser discutido e votado esta segunda-feira pela Assembleia Municipal de Alvito, onde a CDU também tem maioria.

 

Fotografia de cm-alvito.pt