19 Outubro 2022      10:43

Está aqui

Alunos de Reguengos de Monsaraz aprendem cante, olaria e tapeçaria

A tapeçaria, a olaria e o Cante Alentejano, artes tradicionais do concelho de Reguengos de Monsaraz, vão ser ensinadas aos alunos que frequentam as AEC – Atividades de Enriquecimento Curricular do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz.

Em comunicado, a autarquia refere que, a partir de final de outubro, os alunos do plano extracurricular das AEC dentro da disciplina Educ’arte vão, assim, ter contacto com a tapeçaria, a olaria e o Cante Alentejano.

Segundo a mesma fonte, a primeira arte que irá começar a ser ensinada ainda este mês é o Cante Alentejano, com os contributos do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz e do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.

“Estas aulas vão acontecer uma vez por mês em cada uma das oito turmas, nomeadamente nas quatro turmas em Reguengos de Monsaraz, uma em São Pedro do Corval, uma em Campinho, uma em São Marcos do Campo e uma em Perolivas”, explica o município.

Já o ensino da olaria tem início em novembro em São Pedro do Corval, “estendendo-se às restantes turmas do concelho ainda durante o primeiro período letivo”. Os formadores desta arte e tradição vão ser mestres oleiros, sempre acompanhados por monitores.

Por fim, a tapeçaria, “os seus segredos, a história e a produção das famosas Mantas de Reguengos vão ser ensinadas durante o segundo período escolar a todas as turmas das AEC dentro da disciplina Educ’arte”.

De acordo com a autarquia, o objetivo é dotar os alunos de “conhecimentos e contacto com as artes seculares do concelho e que são a sua tradição identitária”.