27 Fevereiro 2019      16:10

Está aqui

Alunos de arquitetura de Évora propõem novas abordagens ao património em exposição

"Dispositivos Urbanos para a cidade de Évora" é uma exposição temporária de trabalhos de alunos do primeiro ano de Arquitetura da Universidade de Évora, que vai ser inagurada dia 28 de fevereiro, às 18 horas, na Igreja do Salvador (Rua do Salvador, 2), em Évora. 

A exposição propõe "parar, sentir, ver a Cidade na Praça das Alterações" numa referência ao objetivo do exercício de reconhecer nesta cidade histórica os seus elementos identitários. Através da apresentação de uma seleção de 24 propostas de dispositivos urbanos, procura demonstrar que é possível criar momentos de pausa nos espaços públicos de uma cidade onde o constante movimento, de quem habita e de quem visita, esquece o usufruto e valorização demorada dos seus valores mais simples. Abertos à exploração dos espaços que definem, e oferecendo diferentes sensações, orientam a atenção para certos elementos, e permitem a pausa no movimento rápido de quem vive na cidade, mas não vive a cidade.

Segundo a organização esta exposição "reflete a abertura a novas propostas que pensam a cidade no seu património e que o utilizam com criatividade em atitudes contemporâneas de valorização do legado histórico, na promoção de um olhar pausado, atento e curioso. Reflete ainda a partilha do gosto pelo património, motivando a capacidade de maravilhar-se, no habitar e viver a cidade de Évora".

A exposição poderá ser visitada até 28 de março, nos seguintes horários: de terça a sexta-feira, das 9h30 às 12h30  e das 14h00 às 16h00. Aos sábados das 11h00 às 13h00 e das 15h00 às 17h00.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão