26 Maio 2022      13:12

Está aqui

Alto Alentejo cria projeto único em Saúde Mental

O “Gabinete Inclusivo Comunitário”, um novo projeto inovador e único no Alentejo que pretende inserir as pessoas com doença mental no mercado de trabalho, vai ser apresentado amanhã, sexta-feira, no Lar de São Salvador da Aramenha, em Marvão.

De acordo com a Rádio Portalegre, este projeto visa ir ao encontro da população com doença mental, residente nos concelhos de Portalegre, Marvão e Castelo de Vide, e será apresentado durante o 2.º Encontro de Saúde Mental, no Auditório da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Portalegre.

Maria do Céu Frutuoso, presidente do Lar de São Salvador da Aramenha, adianta que se pretende, através deste projeto, capacitar trabalhadores e empregadores, além de encontrar respostas com a ajuda de parceiros, nomeadamente o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) e as câmaras municipais.

O 2.º Encontro de Saúde Mental, sob o tema “Promover a inclusão combatendo o estigma”, tem a sessão de abertura agendada para 10:00. Meia hora mais tarde está prevista uma conferência sob o tema “Politicas de Saúde Mental para o Alentejo”. Pelas 11:00 será apresentado o projeto “Gabinete Inclusivo”.

Seguem-se ainda dois painéis de debate sobre o trabalho realizado na área da saúde mental, no Alto Alentejo e em Badajoz (Espanha), e às 11:45 está agendada a assinatura de protocolos de parceria no âmbito do projeto “Gabinete Inclusivo”.