25 Abril 2021      08:56

Está aqui

Alterações climáticas faz nascer o projeto “Guardiões”

Promovido pelo Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), numa parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) e com o Fórum da Energia e Clima (FEC), já há “guardiões” do clima no Alentejo.

O projeto “Guardiões” tem foco e causa nas problemáticas relacionadas com as alterações climáticas e as ameaças que estas representam para o futuro da vida no Planeta.

O projeto conta com um financiamento global de aproximadamente 2,4 milhões de euros, e quer promover a compreensão do fenómeno das alterações climáticas e potenciar o desenvolvimento das melhores soluções aplicáveis à região do Alentejo, capazes de contribuir para o aumento da resiliência aos impactes decorrentes das alterações climáticas.

Através da sensibilização da sociedade civil para o tema, o projeto prevê ainda outras ações como a realização de conferências de abrangência global, com a intervenção de especialistas nacionais e internacionais.

O Alentejo será o laboratório vivo e banco de ensaio das medidas preconizadas no projeto e será constituída uma equipa de trabalho multidisciplinar, composta por especialistas em alterações climáticas e políticas ambientais, pedagogos, arquitetos, arquitetos paisagistas, engenheiros do ambiente, engenheiros informáticos, economistas, etc.

Na sessão de assinatura do projeto estiveram o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, António Ceia da Silva, esteve presente nesta sessão, acompanhado pelos Presidente e Vice Presidente do IPPortalegre, Albano Silva e Luís Loures, pelo Presidente do Forum Energia e Clima(FEC) Ricardo Campos, pelo Deputado Luís Moreira Testa e pelo Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Hugo Pereira Hilário.